Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Minha foto
Campo Grande, MS, Brazil
Blog informativo dos acadêmicos de Tecnologia em Processos Gerenciais. Aqui você encontrará os últimos acontecimentos, as aulas lecionadas durante a semana, bem como assunto de interesse diversos.

25 de jun. de 2010

Visita Técnica: Belmar Fidalgo



Localizada no centro de Campo Grande a história da Praça Belmar Fidalgo teve seu início no decorrer dos anos de 1933, quando João Pestorine Júnior doou um terreno de 45 mil metros quadrados à Sociedade Esportiva Campo-Grandense para a instalação de um campo de futebol.
Em 1938 o terreno foi adquirido pela prefeitura municipal e entregue à Liga Esportiva Campo-Grandense. Já em 1958 o espaço é transformado em Estádio Municipal pelo prefeito Wilson Barbosa Martins e ganha o nome do desportista Belmar Fidalgo, um incentivador do esporte que morreu precocemente.
Em 1957 é instalado o sistema de iluminação e em 1987 o estádio é transformado em praça esportiva, sendo retirada a arquibancada que existia no local. Entre 1992 e 1994 a Praça Belmar Fidalgo passa por uma ampla reforma, recuperando o sistema de iluminação, pintura das quadras e renovação da areia da arena e do gramado do campo de futebol suíço.
Belmar Fidalgo atrai desportivos, amigos e ex-jogadores nos finais de semana. Além disso, recebe políticos, jogadores e ex-jogadores de Mato Grosso do Sul, denominado de Amigos da Paz.
Dessa forma, a Praça Belmar Fidalgo tem incentivos da Unimed que se responsabiliza pela limpeza de toda a área verde, disponibilizando funcionários provenientes de uma firma de serviços. Sendo que a Unimed oferece enfermeiros, seguranças, servidores, professores de educação física, para todos da comunidade de Campo Grande.
Na Praça tem-se quadra de areia, sendo que já recebeu alguns torneios de beach soccer e vôlei de areia. Quadra de futebol de salão, basquetebol, que também é utilizada para aulas de ginásticas localizadas e alongamentos para os idosos e o público mais jovem. Além das caminhadas freqüentadas pelas pessoas, logo pela manhã e ao entardecer.
Podem-se citar além dessas atividades práticas pelos Campo-Grandenses, as atividades permanentes da Escolinha de Iniciação Esportiva: Voleibol- 2º, 3º, 5º feiras das 8h às 10h e das 15h às 16h30min crianças de 9 a 14 anos. Projeto Ginástica para todos 2º, 4° e 6º feiras das 7h15min às 8h15min e das 18h às 19h. Existe também participação de acadêmicos nas áreas de Educação Física, Nutrição e Fisioterapia.
Percebe-se que na Praça a vários meios de comunicação como, por exemplo, placas de aviso dentre muitos outros. Com isso pode-se analisar o emissor, o receptor, a mensagem, contexto, canal e a leitura que é transmitida.

Emissor (Função Emotiva): Belmar Fidalgo
Receptor (Função Conativa ou Transformadora): Usuários e transitaem geral da praça.
Mensagem (Função Poética): “Proibida a entrada de animais, skates, bicicletas e patins.”/” Proibido Fumar em qualquer local desta praça”.
Contexto (Função Referencial): O que é proibido na Praça esportiva Belmar Fidalgo.
Canal (Função Fática): O canal utilizado foi à colocação da placa na entrada da praça.
Leitura: Utilizou-se a leitura como decodificação de letras e imagens.
OBS: Estes avisos na entrada da praça informam de imediato o que a pessoa não pode levar para dentro do local, bem como o que não pode fazer. 

Emissor (Função Emotiva): Belmar Fidalgo;
Receptor (Função Conativa ou Transformadora): Usuários da pista;
Mensagem (Função Poética): “Respeite seu ritmo” 400m
Contexto (Função Referencial): Pista de corrida e caminhada da praça;
Canal (Função Fática): O canal utilizado foi à colocação da placa no gramado, junto à pista;
Leitura: Utilizou-se a leitura como decodificação de letras.
OBS:
Esta mensagem incentiva a pessoa a ir conforme melhor para ela no quesito corrida e indica também à distância percorrida na pista.

Emissor (Função Emotiva): Belmar Fidalgo, painel expositivo, bem como o folder do grupo Eco do Pantanal fixado no mesmo;
Receptor (Função Conativa ou Transformadora): Usuários da praça;
Mensagem (Função Poética): Show do grupo Eco do Pantanal;
Contexto (Função Referencial): Praça;
Canal (Função Fática): Painel e folder;
Leitura: Utilizou-se a leitura como decodificação de letras e imagens.
OBS: Este painel possibilita aos interessados fazerem anúncios, avisos ou declarações aos usuários da praça de forma simples.

Emissor (Função Emotiva): Belmar Fidalgo, Lei Federal.
Receptor (Função Conativa ou Transformadora): Usuários da praça que fumam;
Mensagem (Função Poética):“Proibido Fumar em qualquer local deste recinto.” Lei Federal nº. 9294 – de 15 de julho de 1995.”
Contexto (Função Referencial): Praça;
Canal (Função Fática): Placa de aviso;
Leitura: Utilizou-se a leitura como decodificação de letras e imagens.
OBS:Esta placa avisa que não se pode fumar dentro do ambiente da praça esportiva Belmar Fidalgo.


Por Camila Freitas


Nenhum comentário:

Postar um comentário