Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Minha foto
Campo Grande, MS, Brazil
Blog informativo dos acadêmicos de Tecnologia em Processos Gerenciais. Aqui você encontrará os últimos acontecimentos, as aulas lecionadas durante a semana, bem como assunto de interesse diversos.

17 de jun. de 2010

A Arte de Ter Razão : Arthur Schopenhauer

A dialética é a arte de disputar, mais precisamente a arte de disputar de maneira tal que se fique com a razão, portanto, com meios lícitos e ilícitos. De fato, é possível ter razão na questão em si, mas não ter razão. Isso ocorre quando o adversário contesta minha argumentação e vale como se contestado a própria afirmação, para a qual, porém, podem ser dadas outras provas; nesse caso ele fica com a razão, não a tendo objetivamente. Portanto a verdade objetiva de uma proposição e sua validade na aprovação dos litigantes e ouvintes são duas coisas diferentes. (À segunda está direcionada a dialética.)
Isso tudo se origina da maldade natural do ser humano, pois se ela não existisse seriamos inteiramente honestos, em todo debate falaríamos apenas a verdade, indiferente à nossa opinião ou a do outro.
Nossa vaidade inata é outro fator que não permite que estejamos errados e o adversário certo. À ele associa-se no debate a verbosidade e desonestidade inata.

Por Camila Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário