Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Minha foto
Campo Grande, MS, Brazil
Blog informativo dos acadêmicos de Tecnologia em Processos Gerenciais. Aqui você encontrará os últimos acontecimentos, as aulas lecionadas durante a semana, bem como assunto de interesse diversos.

19 de jun. de 2010

Equipe

É comum encontrarmos, nas organizações grupos temporários designados pra determinadas atividades, os quais se dissolvem depois da meta cumprida.

Temos ainda grupos autônomos, os quais possuem um líder formal. Mas atualmente, o que predomina e dá resultado às organizações são equipes constituídas por pessoas que atuam juntas no dia-a-dia do trabalho e que são gerenciadas pelo mesmo gerente.

Grupo e equipe

Grupo: é o conjunto de pessoas que compartilha valores, crenças, visões semelhantes de mundo. Possui uma identidade e pose serem considerada como um todo. A unidade do grupo pode ser decorrente dos laços afetivos estabelecidos entre seus membros.


Equipe: é o conjunto de pessoas que busca um objetivo claro e definido. As habilidades de seus componentes são direcionadas ao cumprimento das tarefas vinculadas a um objetivo maior. As atribuições e as responsabilidades individuais estão claramente definidas e são do conhecimento de todos.


Equipe efetiva

Trata-se de um processo de construção e desenvolvimento que contempla ações diversas e continuas. O trabalho em equipe busca alcançar a produtividade retratada pelo alcance das estratégias estabelecidas. Para isso a equipe tem que atuar plenamente, apresentando os resultados padrões de qualidade, quantidade, e prazo desejado pelas organizações.

Características:

1- comunicação aberta

2- conflito

3- habilidades

4- características de personalidade dos membros

5- cooperação

6- níveis de esforço conjunto para a realização das tarefas

7- conhecimentos e habilidades dos membros

8- uso de estratégias adequadas para o desempenho


Teorias de liderança

Teoria dos traços: o líder é visto como alguém possuidor de determinadas características inatas, ou seja, que se tem o pressuposto a capacidade de as pessoas desenvolverem as características de liderança.

Teorias comportamentais: são varias as teorias que buscam explicar por meio dos comportamentos apresentados das pessoas a forma de liderança. Destacam-se as seguintes: Líder autocrático é aquele centralizador, que toma decisões sem consultar seus liderados, até mesmo no que se refere á determinação das tarefas e de seu modo de realização. Líder democrático envolve seu grupo nas decisões, incentiva a participação, busca delegar autoridade, fornece orientações que visam ao desenvolvimento do grupo. Líder laissez-faire deixa o grupo atuar como desejar, não assumindo o seu papel de líder.

Existem estudos que consideram outros estilos de liderança, tais como:

O líder voltado para as tarefas, os seus prazos, as metas e as responsabilidades individuais são predominantes.

O líder voltado para as pessoas valoriza as relações interpessoais e o desenvolvimento da equipe.

O líder fator relacionamento, as relações de trabalho são caracterizadas pela confiança mutua amizade, valorização da individualidade, calor humano, respeito pelas idéias dos liderados e interesse por seus sentimentos.

O líder fator situacional inclui itens que contemplam a habilidade do gerente em se identificar e adaptar-se à realidade em que trabalha.

O líder fator tarefa destaca a habilidade do líder para definir e estruturar o seu papel e dos liderados, com preocupação central nos aspectos técnicos, nos padrões, nos métodos e procedimentos de trabalho, com foco no cumprimento da meta.




Por: Gleycy Kelly

Um comentário: