Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Minha foto
Campo Grande, MS, Brazil
Blog informativo dos acadêmicos de Tecnologia em Processos Gerenciais. Aqui você encontrará os últimos acontecimentos, as aulas lecionadas durante a semana, bem como assunto de interesse diversos.

17 de jun. de 2010

Comunicação Organizacional

Unidade 10
Comunicação E Sinalização Ambiental

Ao mencionar sobre comunicação e sinalização ambiental surge com a preocupação elástica, vez que a comunicação implica na emissão e recebimento de mensagem, enquanto que a sinalização restringe na colocação de signos cujo caráter informativo leva ao receptor a ter uma conduta diante da sinalização.

Diálogo Permanente Institucional

A comunicação e sinalização ambiental possuem uma característica diferenciada, por ser uma comunicação aberta, assume os contornos de um diálogo permanente institucional. Esse dialogo permanente se manifesta com as mensagens estabelecidas, sejam para reforço, advertência, alerta, orientação etc.

Dizer E Ouvir O Que Acontece

A comunicação aberta, que se espera encontrar nas organizações deve assumir um paralelo em que retrate o dizer e ouvir o que acontece no ambiente organizacional, na resultante de seu produto, ou mesmo na expressão do mercado consumidor.

Sinalização Como Forma Permanente De Comunicação

A noção de sinalização faz com que a mensagem se projeta em um canal permanente e auto-reprodutivo, o que passa a ter uma durabilidade e longevidade da própria comunicação.

Reforço Na Redução De Risco E Qualidade De Vida

Uma sinalização eficiente na organização permite como resultado direto um forte aliado na redução de riscos e por conseqüência na melhoria do ambiente de trabalho, constata-se uma qualidade de vida para todos que se fazem uso deste ambiente.

Unidade 11

Postura corporal

Uma manifestação comunicacional, o que não se restringe apenas a expressão oral, mas, gestos e posturas são elementos do processo comunicacional, seja de forma autônoma ou de complementaridade com o discurso ou mensagem que se transmite. Deste modo, a comunicação se constitui de palavras, tom de voz, gestos, postura e aparência.

Corpo fala

Na comunicação de postura corporal, certo é que o corpo fala, sejam por meio de gestos, postura, vestimentas etc. sendo que a fala do corpo deve se reportar e estar em sintonia com a fala verbalizada. Caso haja independência deve se ter consciência que quando o corpo fala deve falar e transmitir uma mensagem em favor do orador, sob pena, de por contra própria imagem.

Roupa adequada

Na comunicação em geral, e, sobretudo, na comunicação organizacional a indumentária integra e interagem no contexto e, inclusive, revela a imagem ou mesmo constrói a imagem da organização ou de quem se volta sua preocupação em se apresentar com uma roupa adequada e pertinente ao local que se projeta sua comunicação.

Segurança

Na linguagem e comunicação da postura corporal, passar com os gestos um grau de segurança possibilita e auxilia a adesão do ouvinte. Segurança consiste em visualizar como verdadeira e induvidosa a mensagem discutida ou apresentada.

Transformar o conteúdo de interesse

O cuidado com o gesto e postura, é que um destes pode ocasionar um desvio ou transformação do conteúdo da mensagem ou do interesse do ouvinte, o que provocaria um ruído indesejado na comunicação.

 
Por: Adevilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário