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17 de jun. de 2010

Comunicação Organizacional

Unidade 8
Comunicação de vendas e imagens

A comunicação de vendas assume a perspectiva linguística tradicional, que é a comunicação oral do vendedor, cujas técnicas comportam uma discussão a parte, em razão das pecualiaridades e sequimentos de produtos e clientelas. A comunicação de vendas que se quer discutir é a comunicação de vendas por vitrinas, comunicação de layout, fachadas, embalagens, etiquetas de preço, preço na gôndola, tabela de preço, cardápio, propagandas e outras.
A vitrina é a voz veludada da organização. Sua disposição chama a atenção de quem passa e revela a alma da empresa e seus produtos. Uma vitrina é mais que a simples soma de produtos, é propaganda que conta uma historia e estilo. Razão por qual, entender a linguagem das vitrinas contribui e facilita a comunicação com o público potencial em conhecer o estabelecimento.
Dessa forma o campo conceitual indica para o processo de construção ou transmissão da imagem da organização por meio de seus setores da comunicação. Construir uma imagem positiva é um passo para facilitar qualquer venda de produto ou serviço.



Estimular o desejo da terceira voz


O fenômeno comunicacional é uma forma de estimular o desejo da terceira voz.
Entende-se como estimular o desejo da terceira voz a venda e a imagem poe extensão da própria organização. Essa comunicação de vendas se opera e potencializa quando o produto contribui com suas mensagens o estimulo do desejo no consumidor. A estética, a cromática e demais elementos que estabelecer uma comunicação com o consumidor. Isso significa que a imagem do produto é ,sobretudo, a imagem da organização.

Destacar as qualidades

Ao indicar que a mensagem na comunicação de vendas e imagem tem uma preocupação em destacar as qualidades do produto, serviço e organização estão se referindo ao conceito de qualidade como visto de maneira ampla, inclusive para o seu possuidor.
Sendo que a comunicação de vendas e imagens significa a pratica de elogio e valorização das qualidades, dentro de limites éticos, consiste em graude normalidade, sem qualquer prejuízo, muito pelo contrário, e conduta esperada e tolerada.
Assim, a preocupação com uma venda no qual o cliente se sente feliz e satisfeito, o que traz uma aceitação da organização para ambiente externo, com isso promover ganhos e redução de despesas para se firma um diálogo e fidelidade.

Promover os Ganhos

Considerando que a organização tem uma longividade que passa as gerações, deve-se estar presente no setor da comunicação social, foco no consumidor, para promover fontes de ganho econômico para a organização, indiretos ou diretos.
Dessa forma, o ponto de equilíbrio consiste em propiciar ganhos para todos os envolidos tanto para a organização quanto para os seus clientes, fornecedores.
Assim, a comunicação de vendas e imagens é investimento com retorno garantido e permanete.

Estabelecer regras de sucesso com o produto

Uma regra de sucesso com o produto é o tempo de garantia, o que transmite qualidade e segurança, firmando pelo próprio produto um tempo de vinculação entre o consumidor e a organização.
Dessa forma, a disponibilização do produto ou serviço por si só não firma uma cominicação efetiva com o consumidor, este deve conhecer e exercer a comunicação organizacional tanto com o produto como com a organização, com isso os indivíduos devem voltar sua atenção para estabelecer regras de sucesso com oproduto com foi citado à cima.
Assim, a comunicação de vendas e imagens deve, sempre que poss´vel, estabelecer regras de sucesso com o produto, vezque é o maior canal direto com o consumidor e a coletividade.

Unidade 9


Comunicação negocial e empresarial

A comunicação organizacional em sua natureza múltipla que acopla e contempla diversas modalidadesde comunicação. tendo foco na comunicação negocial destaca-se a fase de pré-contrato, contrto e pós-contrato.
A fase do pré-contrato as partes estabelecem o primeiro contato, por meio de ofertas, propaganda ou anúncio. A comunicação deve ser clara, objetiva e mais transparente possível, deve-se apresentar todas as  regras e cláusulas.
A fase contrato tem-se a redução a termo e cláusulas definidoras de comportamento das partes, no qual foi estabelecido na fase preliminar. Prevalece a comunicação escrita.
A fase pós-contratual no qual se tem a execução, garantia, adimplimento, outros fatores decorrentes de seu cumprimento.

Discurso bom para as partes
A comunicação negocial  e empresarial pecebe-se que um discurso bom para as partes deve pautar no equilíbrio, proporcionalidade, democracia, justiça, equidade dentre outros valores.
Deve-se pautar em uma fórmula que permite desenvolver um discurso bom para as partes, vez que no plano comunicacional, a organização, ainda que objetive buscar o lucro, não podesobre esse pretexto assumir uma postura abusiva ou de forma a provocar prejuízos a terceiros, ao consumidor ou qualquer outro que se relacione com a organização.
Assim, pode-se afirmar que a abservância rígida dos preceitos de uma comunicação negocial no qual o discurso seja bom para as partes é o encaminhameto ideal e mais justo para todos.

Equilíbrio e limites
A comunicação negocial recebe um balizamento mais exigente, no qual se pauta no equilíbri e limites definidos por parâmetros morais, ético e jurídicos.
Dessa forma, a comunicação negocial e empresarial pauta-se no equilíbrio necessárioao bom desempenho das atividades, bem como sua atuação é fixada em parâmetros e limites a ser observado, não podendo a comunicação buscar ações ou reações que rompem o equilíbrio das exigências e direitos dos envolvidos, bem como a observância dos limites legais, éticos e negociais existentes.


Ambiente Empresarial


Comunicação no ambiente empresarial assume uma dimessão direta  e indireta, o que amplia o conceito comunicacional, seja com adesão ou permissibilidade em convalidar a mensagem.Tem-se uma comunicação que atinge todos os envolvidos e ligados a organização.


Consequências a corporação


No âmbito da comunicação negocial e empresarialexiste uma produção voltada a alcançar os objetivos organizacionais, porém quando se lança determinada mensagem ela não fica restrita e sim espalha por toda a organização tanto interno quanto externo, no qual se tem as consequências, como um dos fatores mais significativos na consequências a corporação.


Por: Patrícia de Oliveira

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