Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Minha foto
Campo Grande, MS, Brazil
Blog informativo dos acadêmicos de Tecnologia em Processos Gerenciais. Aqui você encontrará os últimos acontecimentos, as aulas lecionadas durante a semana, bem como assunto de interesse diversos.

23 de jun. de 2010

Biblioteca da UFMS implanta versão Web da base SciFinder


Usado até então de forma mais restrita, somente nos computadores da Instituição, o software da base de dados SciFinder ganha da CAPEs uma versão para web que já está sendo implantada em 21 instituições vinculadas à Capes.
A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, por meio da Biblioteca Central, foi uma das escolhidas para iniciar essa fase de testes feitos pelo Portal de Periódicos da Capes, com vistas a ampliar o acesso ao SciFinder que poderá ser feito inclusive da residência dos usuários professores e alunos.
O conteúdo da SciFinder inclui modelos de estrutura química e pesquisas pela combinação e reação entre elementos, que podem ser empregados em atividades de pesquisa, na pós-graduação e na formação de alunos de graduação. A plataforma conta com as seguintes bases de dados: CAplus (1907-presente), Registry (1907-presente), Chemical Reactions (1840-presente), Substâncias Químicas Regulamentadas (1778-presente), CHEMCATS e MEDLINE (Saúde).
A SciFinder cobre atualmente os seguintes assuntos: Química Orgânica, Química Inorgânica, Fisicoquímica, Química Analítica, Engenharia Química, Processamento de Petróleo, Tintas, Revestimentos, Engenharia Sanitária, Poluição do Ar e da Água, Tratamento de Resíduos, Ciências Ambientais, Farmacologia, Toxicologia, Medicina Experimental, Biologia Celular e Molecular, Genética, Genoma, Proteoma, Bioquímica, Microbiologia, Enzimologia; Alimentos; Física, Química e Engenharia de Materiais, Polímeros, Elastômeros, Ligas, Cerâmica.

Como se cadastrar:


Os pesquisadores terão acesso ao conteúdo via Web e para isso, basta se cadastrar neste link: https://scifinder.cas.org/registration/index.html?corpKey=970C7CE9X86F35055X163728EE5BA72CAABC .


Após o preenchimento do formulário, o pesquisador receberá um e-mail onde deverá confirmar o seu cadastro. Para todas essas operações, é preciso que se tenha email institucional, ou seja, email da UFMS. Por exemplo: usuario@ufms.br . Caso não tenha o institucional, o usuário deve procurar o Núcleo de Informática da UFMS para criar o seu e-mail.


Por Maria Luiza e Camila Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário