Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Minha foto
Campo Grande, MS, Brazil
Blog informativo dos acadêmicos de Tecnologia em Processos Gerenciais. Aqui você encontrará os últimos acontecimentos, as aulas lecionadas durante a semana, bem como assunto de interesse diversos.

23 de jun. de 2010

Cap 11 - Estruturando a Organização (Comportamento Organizacional)


A estrutura de uma organização é uma rede relativamente estável de interdependências entre as pessoas e as tarefas que compõem a organização. Ela é criada e sustentada pelos mecanismos básicos de coordenação – ajuste mútuo, supervisão direta e padronização – que coordenam relações de interdependências entre pessoas e grupos. O uso da padronização estimula o aparecimento de formalização, profissionalismo, treinamento ou socialização e especialização. Padronização, formalização e especialização, uma vez presentes na mesma organização, criam a burocracia.

A estrutura emerge quando os grupos de uma organização são agregados durante a departamentalização (seja ela funcional ou divisional). Os departamentos ou divisões resultantes são coordenados com hierarquia e centralização, além dos mecanismos básicos de coordenação. Dependendo da combinação entre mecanismo de coordenação, departamentalização e centralização escolhida pelos gerentes de uma empresa, podem-se produzir vários tipos de estruturas pré-burocráticas, burocráticas ou pós-burocráticas. Entre elas, encontram-se a estrutura indiferenciada simples, a estrutura diferenciada simples, a estrutura funcional, a estrutura divisional, a estrutura matricial, a estrutura multi-unitária e a estrutura virtual.

Por Camila Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário