Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Minha foto
Campo Grande, MS, Brazil
Blog informativo dos acadêmicos de Tecnologia em Processos Gerenciais. Aqui você encontrará os últimos acontecimentos, as aulas lecionadas durante a semana, bem como assunto de interesse diversos.

2 de mai. de 2010

Dica de Leitura

Técnicas de comunicação escrita (Resenha)
Resenha Bibliográfica Técnicas de comunicação escrita Izidoro Blikstein.
São Paulo: Editora Ática, 2003. 97 p.




          O livro Técnicas de comunicação escrita, desenvolvido por Izidoro Blikstein, um especialista em lingüística e semiótica, professor orientador de varias teses nos departamentos de pós-graduação da PUC-SP. e da USP. O autor fez pesquisas em: GARCIA, Othom M. Comunicação em prosa moderna; GUIRAUD, Pierse, A Semiologia; LUFT, Celso Pedro, No guia ortográfico; WHITAKER, Penteado J.R., A técnica da comunicação humana.

          Neste livro o autor “brinca” um pouco com a língua portuguesa, narrando uma história que desencadeia uma grande confusão por falta de entendimento entre patrão e colaborador.

          No capitulo I, “Quem não escreve bem... perde o trem!”, narra uma historia muito interessante de um bilhete escrito por um patrão à sua secretaria. A confusão começa quando o patrão escreve o bilhete de maneira imprópria e errada, tanto na escrita quanto na clareza de suas ordens para a secretaria. É um bilhete pedindo para que a secretaria comprasse uma passagem de trem para a Cidade do Rio de Janeiro às 8:00 horas do dia seguinte, no entanto, a secretaria quando lê o bilhete, entende seu pedido de maneira diferente, da qual seu patrão imaginara ter escrito. A conclusão foi uma grande confusão, pois o patrão perdeu o trem e perdeu um possível cliente.

          No capitulo II, “Segredos da comunicação escrita”, podemos observar varias dicas para se escrever bem, para que a pessoa que estiver lendo o que escrevemos, esteja entendendo o que realmente estamos querendo transmitir. Aqui o autor mostra onde o patrão errou ao redigir o bilhete, e como ele deveria ter escrito de maneira correta, para que a secretaria não tivesse que “interpretá-lo” ao lê-lo. Comunicar-se bem ou escrever bem não é luxo, nem exibicionismo, é uma questão de sobrevivência.

          No capitulo III, “Estrutura e funcionamento da comunicação”, o autor nos mostra que para haver uma comunicação, deve haver o remetente e o destinatário da mensagem. Quando escrevemos uma mensagem não podemos pensar em apenas nós mesmos, é preciso que nos preocupemos principalmente com o destinatário. Há varias coisas que devemos observar quando estamos passando uma mensagem: como pegar a idéia, mensagem de signos, associando-se entre estímulos físicos e uma idéia, codificação e decodificação, enxergar a meta, ter domínio dos códigos, ou seja, aquilo que você pode ver, e a quem esta escrevendo.

          O capitulo IV, “Ganchos para agarrar o leitor”, nos mostra como uma leitura pode ou não ser atraente, e que chame a atenção do leitor. Um bom modo para atraí-lo é não sobrecarregar a mensagem com informações muito complicadas, muito difíceis de ser entendidas. Utilizando um modo simples de escrever com palavras descomplicadas, e de preferência utilizando gravuras para ilustrações das mesmas, pode-se alcançar os objetivos em um menor tempo.

          No capitulo V e VI, o autor faz um resumo dos capítulos anteriores, e diz que para termos uma boa comunicação, temos que fazer uso de algumas técnicas, tais como: remetente, destinatário, mensagem, código, repertorio, veiculo, entre outras, e como toda boa receita devemos utilizar com bom senso e uma visão critica. Critica O livro Técnicas de comunicação escrita de Blikstein, tem uma leitura agradável, pois ele escreve de maneira fácil de ser entendido. O autor tem vasta experiência no mundo acadêmico e editorial. Pode-se dizer que ele atingiu seus objetivos, passando suas idéias e inovando com exemplos que prendem a atenção do leitor.


          Por fim, indico este livro a pessoas que gostam de português, e querem se aprofundar um pouco mais nas maneiras corretas de comunicação, é uma leitura agradável.

Kamila C. De Lima
Grupo B

Nenhum comentário:

Postar um comentário