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Blog informativo dos acadêmicos de Tecnologia em Processos Gerenciais. Aqui você encontrará os últimos acontecimentos, as aulas lecionadas durante a semana, bem como assunto de interesse diversos.

14 de mai. de 2010

Comunicação Organizacional

Unidade 05 - Comunicação Oficial e Impessoal -

a) Veículo e Padrão Estabelecido – A Comunicação oficial e impessoal exige e se aperfeiçoa com a escolha de um veiculo comunicacional, ou seja, com a eleição de um canal comum a todos, de fácil acesso e percepção. Com isso, permite um padrão estabelecido como sendo o modelo a ser seguido e observado quando se desencadeia um processo comunicacional na esfera organizacional.

b) Regulamentação – compreende na normatização do processo comunicacional, no qual se define a forma e o conteúdo da comunicação. A regulamentação consiste na explicação das regras de como se comportar diante do fenômeno comunicacional, seja no momento da elaboração da mensagem, seja na transmissão ou no momento da recepção ou interpretação. Todos os envolvidos devem seguir o mesmo entendimento ou conduta no que tange ao processo comunicacional.


c) Conteúdo Objetivo e Direto – a comunicação oficial e impessoal expressa um conteúdo objetivo e direto, pelo simples fato que essa modalidade comunicacional exige um afastamento do subjetivismo, se preocupando com a mensagem, como elemento central ou de primariedade no processo comunicacional, e que deve ter uma relação direta entre os envolvidos.


d) Necessidade de Acatamento – não se obtêm padrão ou uniformidade sem que haja a necessidade de acatamento e respeito ás regras estabelecidas e conhecidas. O desvio do padrão ocasiona ruído e ineficácia de resultado comunicacional.


Unidade 06 - Comunicação Social e Mercadológica.
 
a) Preocupação com o coletivo – a comunicação social e mercadológica tem a referência do coletivo uma preocupação com a dimensão dos efeitos que a comunicação pode provocar, inclusive desencadear ações e reações de difícil reversibilidade para a atuação de organização. Desta Forma, a preocupação com o coletivo se justifica pela extensão e reverso que a comunicação pode gerar.



b) Responsabilidade – certo que toda e qualquer comunicação ou postura que se assume por meio da comunicação , seja pelo veículo, mensagem, contexto ou outros elementos propulsores da comunicação, as partes envolvidas, especialmente, o locutor assume e se atribui responsabilidade civil, criminal, administrativa, consumidor, etc. Na sociedade moderna não há espaço para atores com irresponsabilidades pelo danos e lesões que venham a causar a outrem ou a terceiro, diretamente ou indiretamente.

c) O Produto Fala e o Mercado Escuta – é importante frisar que o produto, seja em sua embalagem, rótulo, disposição, cor, estética, etc. transmite mensagens, ou seja, o produto fala por si, o que habilita como grande garoto propaganda de si mesmo. Por outro lado, o mercado escuta o produto e se interagem entre si, na propaganda “boca a boca”. Diante disto, é importante acompanhar e contribuir neste processo comunicacional, sobretudo, em beneficio das atividades fins da organização.


d) O Cliente e a Concorrência – a organização não pode neglidenciar a comunicação social e mercadológica, quer em relação ao cliente, que se apresenta com potencial consumidor, quer com a postura da concorrência. Essa atualização e constante vinculação entre organização cliente e concorrência asseguram o nível satisfatório de consumidores, o que é de extrema relevância para p sucesso das atividades da organização.

Unidade 07 - Teoria da Argumentação 

a) Argumentar – é algo mais que comunicar, é expressar uma seqüência da construção do bom raciocínio de modo que ao atingir o auditório ou receptor este passe a aceitar o conteúdo como verdadeiro, ou mesmo permite atingir uma persuasão ou convencimento racional.



b) Espaço Democrático do Pró e Contra – a arte de argumentação é dialética e bilateral, não há convencimento ou persuasão pela força ou imposto de maneira autoritária. Razão por qual, argumentar se apresenta como um espaço democrático do pró e contra determinada pela tese apresentada e não pela imposição da força.


c) Tipos de Argumentos – a classificação e tipologia não são universais, logo, cada autor adota um a classificação e uma tipologia mais próxima de seu referencial teórico. Desta forma, a classificação e o tipo são: A) Argumentos Quase-Lógicos: 1- Argumentos lógicos, 2- Argumentos de contradição, 3- Argumentos de identidade completa, 4- Argumentos de identidade Parcial, 5- Argumentos Matemáticos – de inclusão, relação parte-todo, relação todo de um todo, dilema; 6- Argumentos a pari e a contrario sensu; 7- Argumentos de comparação; 8- Argumento do sacrifício; 9- Argumentos de probabilidades; B) Argumentos baseados na Estrutura Real: 1- Argumentos de uniões de sucessão; 2- Argumento pragmático; 3- Argumento de relação fato-consequência; 4- Argumento meio-fim; 5- Argumentos por etapas; 6- Argumentos por desperdício; 7- Argumento da direção; 8- Argumento da superação 9- Argumento por uniões de coexistência; 10- Argumento de relação ato-pessoa: Argumento de autoridade: C) Argumentos que Fundam a Estrutura Real.

d) Remover as resistências - os argumentos não são apenas conteúdo de mensagens, mas, instrumento de persuasão e convencimento, o que permite, lingüisticamente, remover as resistências comportamentais e da conduta humana.

Grupo B










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