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4 de mai. de 2010

As prinicpais caracteristicas da escola burocrática de Max Weber(TGA)

Caráter legal das normas e regulamentos

É uma organização ligada por normas e regulamentos previamente estabelecidos por escrito. É baseada em legislação própria que define com antecedência como a organização deve funcionar.
São escritas.
Procuram cobrir todas as áreas da organização.
É uma estrutura social racionalmente organizada.
Conferem às pessoas investidas da autoridade um poder de coação sobre os subordinados e também os meios coercitivos capazes de impor a disciplina.
Possibilitam a padronização dentro da empresa.

 Caráter formal das comunicações

A burocracia é uma organização ligada por comunicação escrita. Todas as ações e procedimentos são feitos por escrito para proporcionar a comprovação e documentação adequadas.
 Caráter racional e divisão do trabalho

A Burocracia é uma organização que se caracteriza por uma sistemática divisão do trabalho. Esta divisão do trabalho atende a uma racionalidade que é adequada ao objetivo a ser atingido, ou seja, a eficiência da organização, através de:
  • aspecto funcional da burocracia;
  • divisão sistemática do trabalho, do direito e do poder; 
  • estabelecimento das atribuições de cada participante;
cada participante passa a ter o seu cargo específico, suas funções específicas e sua área de competência e de responsabilidade;cada participante sabe qual é a sua capacidade de comando sobre os outros e quais os limites de sua tarefa;

Impessoalidade nas relações

Essa distribuição de atividade é feita impessoalmente, ou seja, é feita em termos de cargos e funções e não de pessoas envolvidas:
  • considera as pessoas como ocupantes de cargos e de funções;
  •  o poder de cada pessoa é impessoal e deriva do cargo que ocupa;
  •  obedece ao superior não em consideração a pessoa, mas ao cargo que ele ocupa;
  •  as pessoas vêm e vão, mas os cargos permanecem;
  •  cada cargo abrange uma área ou setor de competência e de responsabilidade.

 Hierarquia da autoridade

A burocracia estabelece os cargos segundo o princípio de hierarquia:
  • cada subordinado deve estar sob a supervisão de um superior;
  •  não há cargo sem controle ou supervisão;
  • a hierarquia é a ordem e subordinação, a graduação de autoridade correspondente às diversas categorias de participantes, funcionários e classes;
  • os cargos estão definidos por meio de regras limitadas e específicas.
Rotinas e procedimentos
A burocracia fixa as regras e normas técnicas para o desempenho de cada cargo:
  • O ocupante do cargo não pode fazer o que quiser, mas o que a burocracia impõe que ele faça;a disciplina no trabalho e o desempenho no cargo são assegurados por um conjunto de regras e normas, que tentam ajustar o funcionário às exigências do cargo e das organizações;todas as atviidades de cada cargo são desempenhadas segundo padrões claramente definidos.
 Competência técnica e Meritocracia
Na burocracia a escolha das pessoas é baseada no mérito e na competência técnica:
  •  admissão, transferência e a promoção dos funcionários são baseadas em critérios válidos para toda a organização;necessidade de exames, concursos, testes e títulos para a admissão e promoção dos funcionários.
 Profissionalização dos participantes
A burocracia é uma organização que se caracteriza pela profissionalização dos seus participantes. Cada funcionário é um profissional pelas seguintes razões:
  • é um especialista, ou seja, cada funcionário é especializado nas atividades do seu cargo; 
  • é assalariado - os funcionários da burocracia participam da organização e recebem salários correspondentes ao cargo que ocupam;
  • é nomeado por superior hierárquico;
  • seu mandato é por tempo indeterminado;
  • segue carreira dentro da organização;
  • não possui a propriedade dos meios de produção, o administrador profissional administra a organização em nome dos proprietários;
  • é fiel ao cargo e identifica-se com os objetivos da empresa, o funcionário passa a defender os interesses do seu cargo e da sua organização.
Completa previsibilidade do funcionamento
O modelo burocrático de Weber parte da pressuposição de que o comportamento dos membros da organização é perfeitamente previsível:
  • os funcionários devem comportar-se de acordo com as normas e regulamentos da organização;
  • tudo na burocracia é estabelecido no sentido de prever todas as ocorrências e transformar em rotina sua execução.
fonte:Chiavenato,2006
Rafael Henrique
Grupo B

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